17 de Novembro de 2022 - Brasil de Fato Paraná - Novo governo tem de mudar economia enfrentando a especulação do “mercado”.
Desde a eleição, o atual presidente e candidato derrotado Jair Bolsonaro sumiu e o país parece estar sem governo até 31 de dezembro. Até por isso, muito das especulações e do sobe-e-desce da economia vêm sendo atribuídos a falas do presidente eleito, Lula. Numa disputa em que os chamados “mercados” e mesmo a imprensa corporativa pretendem enjaular o próximo presidente (…)
Página inicial > Português > América Latina
América Latina
-
Brasil pós eleições
BRASIL - Desafios de Lula passam por aumentar salários e garantir auxíliosGabriel Carriconde, Brasil de Fato Paraná
25 de novembro de 2022, por Dial -
BRASIL - CPI reúne elementos que comprovam omissão do governo na compra de vacina contra covid
Nara Lacerda, Brasil de Fato
18 de maio de 2021, por Pedro Picho15 de maio de 2021 - Brasil de Fato - Depoimentos da semana atestaram que gestão Bolsonaro ignorou ofertas e negociações para aquisição de imunizantes.
Quase quatro meses após o início da vacinação contra a covid-19, o Brasil chega à segunda semana de maio com menos de 10% da população vacinada com as duas doses do imunizante.
Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a resposta do governo federal à pandemia, as inconsistências do executivo nos processos de aquisição do (…) -
BRASIL - A tragédia no Jacarezinho. Mais um massacre policial ou uma macabra articulação política reacionária?
Jorge Luiz Souto Maior, A terra é redonda
18 de maio de 2021, por Pedro Picho12 de maio de 2021 - A terra é redonda - No dia 06 de maio ficamos todos (ou quase todos) aturdidos, consternados e indignados com a notícia da morte de 25 pessoas (dentre elas, um policial) como resultado de uma ação policial na favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, RJ – posteriormente, chegou a 28 a quantidade de pessoas mortas.
Na busca de se tentar fazer uma análise sobre o ocorrido, muitos escritos foram produzidos. Na maior parte deles, de forma plenamente pertinente, (…) -
BRASIL - 380 religiosos pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro
Cláudia Motta, Rede Brasil Atual
30 de janeiro de 2021, por Pedro Picho26 de enero de 2021 - Rede Brasil Atual - Pedido entra como o número 62 da lista de processos que estão sob análise na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Partidos de oposição apresentam amanhã o 63º.
Mais um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro foi apresentado nesta terça-feira (26). E mais uma vez movido pelo assombro de 220 mil mortes causadas pela covid-19, ante a ausência de governo na pandemia. Tanto é que a base para este 62º processo pelo afastamento de Bolsonaro é (…) -
BRASIL - Bolsonaro, a pandemia, o passado colonial e o cenário de 2022. Entrevista especial com Bernardo Ricupero
João Vitor Santos, IHU
23 de janeiro de 2021, por Pedro Picho21 de janeiro de 2021 - IHU - Professor usa o atual contexto da crise pandêmica para mostrar a relação do bolsonarismo com um passado ainda não resolvido e alerta que, a partir do que houve nos EUA, podemos ter problemas pós-eleições.
O Brasil nasce como uma colônia que é amplamente explorada, à base de trabalho escravo, para suprir as necessidades dos colonizadores europeus. Os tempos avançam mas, na gênese, ainda não superamos isso. É essa a perspectiva do professor Bernardo Ricupero. (…) -
BRASIL - País é 2º maior comprador de agrotóxicos proibidos na Europa, que importa alimentos produzidos com estes químicos
André Cabette, Hélen Freitas e Ana Aranha, Repórter Brasil/Agência Pública
23 de novembro de 2020, por Pedro Picho10 de setembro de 2020 - Repórter Brasil - Europa exporta agrotóxicos que proíbe para uso interno e importa alimentos cultivados com estes químicos em outras regiões. A prática transfere para países como o Brasil os riscos que estes produtos oferecem à saúde dos trabalhadores e ao ambiente.
Dados inéditos revelam que o Brasil é o segundo maior comprador de agrotóxicos fabricados em solo europeu, mas proibidos para uso na União Europeia e Inglaterra. A prática já era conhecida, mas pela (…) -
BRASIL - Pedro descansa onde ele sonhou, na beira do Araguaia, entre um peão e uma prostituta
Luis Miguel Modino, portal das CEBs
28 de setembro de 2020, por Pedro Picho12 de agosto de 2020 - Portal das CEBs - Descansar eternamente em meio àqueles que marcaram sua vida, os que não contam, os que o mundo colocou do lado de fora da história. O desejo de Pedro foi cumprido, ele descansa no cemitério dos karajás, na beira do Araguaia, que regou sua vida por mais de 50 anos, lá onde eram sepultados os sem nome, lá onde ele sempre sonhou em ficar para sempre, no meio de um peão e uma prostituta.
Pedro sempre foi um homem cheio de sonhos, “o sonho de Deus, foi (…) -
BRASIL - Carta ao povo de Deus
152 bispos, arcebispos e bispos eméritos
31 de julho de 2020, por Pedro PichoCarta assinada por 152 bispos, arcebispos e bispos eméritos, incluido o cardeal Claudio Hummes presidente da REPAM em defesa do diálogo para salvar a democracia e o país, com críticas duras ao governo desprezando a saúde, a educação, a cultura, os pobres e os povos indígenas. A carta ainda depende de aprovação do conselho permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas já foi divulgada (vazada?) pela jornalista Monica Bergamo, no seu blog da Folha. En seguida foi (…)
-
BRASIL - Prisão de Queiroz reorganiza xadrez político e pressiona o poder. Entrevista especial com José Cláudio Alves, Bernardo Ricupero e Ricardo Musse
João Vitor Santos e Ricardo Machado, IHU
29 de junho de 2020, por Pedro Picho19 de junho de 2020 - IHU - A última aparição pública de Fabrício Queiroz havia sido, até ontem, no dia 12 de janeiro de 2019, quando gravou um vídeo dançando num quarto de hospital, que acabou viralizando nas redes sociais. Desaparecido há um ano e meio, foi encontrado e preso ontem, em Atibaia, no litoral paulista, no apartamento de Frederick Wassef, advogado de Flávio Bolsonaro e, segundo o próprio Wassef, ex-advogado do atual presidente.
O impacto repercutiu imediatamente em Brasília, (…) -
BRASIL - Não tenhamos ilusões: as Forças Armadas apoiarão, sim, um autogolpe de Bolsonaro
Jose Dirceu, Nocaute
22 de maio de 2020, por Pedro Picho11 de maio de 2020 - Nocaute, blog de Fernando Morais - Frente à crescente reprovação de seu governo pela maioria do país e ao aumento do apoio popular a seu impeachment, Jair Bolsonaro não deixa dúvidas de que pretende dar um autogolpe de Estado. O militarismo está de volta e a politização das Forças Armadas será inevitável, se não reagirmos e não dermos um basta a toda e qualquer ação militar fora dos marcos da Constituição.
Não há mais dúvidas. De novo nosso Brasil e sua democracia (…)